Website oficial do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Pato Branco

Cidade Amiga do Idoso

Apresentação Pato Branco Cidade Amiga da Pessoa Idosa – Julho 2019

Mais informações em:

UTFPR apresenta síntese da pesquisa: “Pato Branco – Cidade Amiga do Idoso: Diagnóstico para o envelhecimento de seus cidadãos”

https://extranet.who.int/agefriendlyworld/utfpr-apresenta-sintese-da-pesquisa-pato-branco-cidade-amiga-do-idoso-diagnostico-para-o-envelhecimento-de-seus-cidadaos/

Processo de Certificação

A Organização Mundial da Saúde – OMS, desde 2008, certifica os municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a pessoa idosa, promovendo sua inclusão.
O reconhecimento “Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa” é dado pela OMS às cidades que desenvolvem ações que estimulam o envelhecimento ativo, desenvolvendo ações que proporcionem oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar as condições de qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.
De acordo com a OMS a definição de envelhecimento ativo inclui esses pilares – saúde, participação e segurança, porque reconhece que um envelhecimento ativo requer que o idoso tenha a oportunidade de participar da vida da cidade, das atividades do bairro, da vida política, seja ouvido por sua família e tenha seus direitos respeitados.
A ideia de Cidades Amigáveis com a Pessoa Idosa teve início no 18º Congresso Mundial de Gerontologia, no Rio de Janeiro, em 2005. Três anos depois, foi lançado internacionalmente um manual (com uma versão disponível em português) que detalha o que os municípios devem fazer para conseguir o reconhecimento. A primeira atitude é formar grupos de idosos para que a opinião deles seja ouvida a fim de atender suas necessidades.
O Programa Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa em Pato Branco foi implantado através de uma parceria dos clubes Rotary de Pato Branco, a Prefeitura Municipal e entidades de atendimento da pessoa idosa, Seu principal objetivo é incentivar o município a adotar medidas que garantam um envelhecimento ativo e que também aumentem a qualidade de vida da pessoa idosa. Ao aderir ao programa, o município terá prioridade no recebimento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Urbano.

 

A CERTIFICAÇÃO

No dia 19 de junho de 2018, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Comissão Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), recebeu, por intermédio da deputada Leandre Dal Ponte, a certificação de Cidade Amiga do Idoso, título entregue pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Certificação no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa é uma conquista inédita no Paraná, resultado de um plano de ações permanentes voltado à qualidade de vida da pessoa idosa.

Como forma de monitoramento e avaliação, o Município de Pato Branco, através do Prefeito, instituiu o Comitê Gestor do Programa Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa, que segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, o qual contribuirá para a efetivação de políticas públicas, programas, ações e serviços destinados à população idosa, principalmente a mais vulnerável, com foco no envelhecimento longevo e saudável. O Comitê é composto por representantes de cada secretaria do poder executivo, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da sociedade Civil, através do Rotary Clube, da comunidade acadêmica e da Pastoral da Pessoa Idosa.

 

INSTITUIÇÃOTITULARSUPLENTE
Secretaria Municipal de Desenvolvimento EconômicoClovis GrezeleFernanda Bonatto
Secretaria de Assistência SocialAnne Cristine Gomes da Silva CavaliCaroline Soeiro
Secretaria Municipal de Administração e FinançasRosangela Angeli TeixeiraMariza Fernanda Medeiros Vieira da Cunha
Secretaria Municipal de AgriculturaBenigno KozelinskiIvete Roldo
Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e InovaçãoLúcio Paulo NunesNelito Antonio Zanmaria
Secretaria Municipal de Educação e CulturaNatan BertolClotilde Terezinha Amadigi Meier
Secretaria Municipal de Engenharia e ObrasFrederico Demaio PimpãoNadiessa Peretto de Almeida Grezele
Secretaria Municipal de Esportes e LazerEliane GiacomelOsvaldo Massafera Junior
Secretaria Municipal de Meio AmbienteNelson BertaniAntônio Cezar Soares
Secretaria Municipal de Planejamento UrbanoEmerson MichellinSilmara Brambila Strassburger
Secretaria Municipal de SaúdeMárcia Fernandes de CarvalhoTerezinha Martinichen Furlaneto
Conselho Municipal dos Direitos do IdosoRony Marcelo SlavieiroHelena de Fátima Soares Ribas
Representante da Comunidade Acadêmica – UTFPRMaria de Lourdes BernarttMarcia Rozane Balbinotti de Lourenço
Representante da Pastoral IdosaClarice Dalla CorteClara Mariluz Barczyszyn
Representante da Sociedade Civil – Rotary ClubDanilo Roberto Ferreira TerresAlmir Mendes Ribeiro

Para acessar a página com informações sobre a certificação do Município no site da Organização Mundial da Saúde, clique aqui:
https://extranet.who.int/agefriendlyworld/network/pato-branco/